Modalidade: Ensino Presencial
Duração: 10 semestres
Carga horária: 4.320 h/a
Local das aulas: Unidade Curvelo
Sobre o curso:
O Curso de Engenharia Civil das Faculdades Promove de Curvelo apresentará avanços significativos na forma de transmissão do saber e fazer da Engenharia, pois privilegia a reflexão, estimulando a leitura, análise e crítica de questões de Engenharia de forma individual e em equipe levando em conta a ética profissional, com vistas à formação do engenheiro civil generalista, sem a perda de sensibilidade de enfatizar algumas áreas tecnológicas importantes para o desenvolvimento sustentável da região centro mineira.
O curso visará à formação de um profissional preparado para enfrentar os aspectos interdisciplinares e multifuncionais de um problema de engenharia (técnicos, sociais, políticos, econômicos, éticos, ambientais etc.), atendendo melhor aos anseios de uma sociedade inovadora, competitiva e participativa.
Os Profissionais egressos serão capazes de acompanhar e enfrentar as transformações e desafios exigidos pela sociedade atual, aptos para atuar nas atividades de projeto, construção, administração, planejamento, operação e manutenção nas áreas de uso e parcelamento do solo, de desenvolvimento urbano, de transportes, de sistema viário, de saneamento e de controle da qualidade ambiental, bem como para participar dos processos de modernização da construção civil, seja na racionalização das construções, no estudo do desempenho ou no projeto de componentes dos sistemas construtivos.
O curso de Engenharia Civil, coerente com a missão e o planejamento da Faculdade Promove de Curvelo, pretende-se, não apenas passar informações técnicas aos acadêmicos e sim, formar profissionais que tenham, entre outras, as seguintes características:
- Sólida formação técnica;
- Capacidade gerencial e empreendedora;
- Formação humanística desenvolvendo capacidade de relacionamento e consciência social;
- Compromisso ambiental;
- Senso crítico aguçado;
Objetivo geral:
Formar profissionais na área da Engenharia Civil, tecnicamente qualificados, que sejam capazes de entender e intervir, de uma forma crítica e criativa na complexidade que envolve as subáreas de conhecimento que identificam o Engenheiro Civil, de modo a promover, preservar e participar ativamente dos segmentos de Construções Civil, de maneira significativa para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Objetivos específicos:
Na dimensão do conhecimento:
- Formar profissionais conscientes da importância de seu papel na sociedade atual;
- Compreender as bases conceituais dos princípios humanísticos, éticos; das relações interpessoais; da comunicação e informação, dos princípios e métodos da ciência, tecnologia e do processo de trabalho;
- Formar profissionais aptos para a inserção no mercado de trabalho da construção civil em geral e de todos os seus segmentos;
- Formar profissionais, sobretudo empreendedores;
- Favorecer, no estudante, o desenvolvimento de seu potencial criativo, do raciocínio e de sua visão crítica do mundo;
- Formar profissionais conscientes de seu auto aprimoramento contínuo;
- Incentivar a criação cultural e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que se vive;
- Incentivar a pesquisa, extensão e a investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a nível local e regional.
Na dimensão das habilidades intelectuais:
- Utilizar e manejar apropriadamente as técnicas, os instrumentos, procedimentos e outros recursos tecnológicos aplicados na prática profissional;
- Utilizar de forma adequada os meios de comunicação verbal e não verbal nas relações de trabalho e no atendimento ao indivíduo e/ou coletividade;
- Utilizar a metodologia científica na aquisição e produção de conhecimentos;
- Buscar, selecionar e manejar informações;
- Identificar, analisar e interpretar os problemas em Gestão, Planejamento e Ordenamento de recursos na Engenharia Civil, assim como na prática profissional;
- Acessar, selecionar e integrar os conhecimentos necessários para as soluções de problemas;
- Utilizar o raciocínio investigativo para a compreensão dos problemas e tomada de decisões;
- Gerenciar, organizar, coordenar, liderar e capacitar equipes de trabalho da sua área de competência.
Na dimensão das atitudes:
- Buscar constante aprimoramento profissional através da educação continuada e reconhecer os limites e as possibilidades da sua prática profissional;
- Apropriar-se de novas formas de aprender, conectadas com a realidade concreta, aprimorando a independência intelectual, o exercício da crítica e a autonomia no aprender;
- Compreender o papel do exercício profissional como instrumento de promoção de transformações sociais;
- Valorizar a produção e utilização do conhecimento científico-tecnológico, aprimorando o rigor científico e intelectual em suas ações sociais e profissionais;
- Ter espírito empreendedor e exercer a profissão, pautado em valores éticos e humanísticos tais como a solidariedade, respeito à vida humana e ao meio ambiente, convivência com a pluralidade e diversidade de ideias e pensamentos.
FORMAÇÃO BÁSICA |
||
ÁREAS |
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA |
Metodologia Científica e Tecnologia |
Metodologia Científica |
40 |
Comunicação e Expressão |
Leitura e Produção de Textos |
40 |
Informática |
Informática |
80 |
Expressão Gráfica |
Desenho Técnico |
80 |
Matemática |
Geometria Analítica e Álgebra Linear |
80 |
Geometria Descritiva |
40 |
|
Probabilidade e Estatística |
40 |
|
Introdução ao Cálculo |
80 |
|
Cálculo I |
80 |
|
Cálculo II |
80 |
|
Cálculo III |
80 |
|
Cálculo IV |
80 |
|
Cálculo Numérico |
40 |
|
Física |
Física I |
80 |
Física II |
80 |
|
Física III |
80 |
|
Fenômeno de Transportes |
Fenômeno de Transportes |
80 |
Mecânica dos Sólidos |
Mecânica Geral |
80 |
Eletricidade Aplicada |
Projetos Instalações Elétricas |
80 |
Projetos Instalações Hidro Sanitárias |
80 |
|
Química |
Química Geral |
80 |
Ciência e Tecnologia dos Materiais |
Resistência dos Materiais I |
80 |
Resistência dos Materiais II |
80 |
|
Economia |
Economia e Gestão de Projetos |
40 |
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania |
Ciências Sociais e Etnias |
40 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
1720 |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
||
ÁREAS |
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA |
Topografia e Geodésia |
Topografia I |
80 |
Topografia II |
80 |
|
Geotecnia |
Mecânica dos Solos |
80 |
Gestão Ambiental |
Gestão do Meio Ambiente |
40 |
Hidráulica, Hidrologia Aplicada e Saneamento Básico |
Hidráulica |
80 |
Hidrologia |
40 |
|
Sistemas de Abastecimento de Água e Esgoto |
80 |
|
Sistemas Estruturais e Teoria das Estruturas |
Sistemas Estruturas I |
80 |
Sistemas Estruturas II |
80 |
|
Estruturas Metálicas e de Madeiras |
80 |
|
Transporte e Logística |
Sistemas de Transportes Públicos |
80 |
Materiais de Construção Civil |
Materiais de Construção I |
80 |
Materiais de Construção II |
80 |
|
Construção Civil |
Introdução à Engenharia |
40 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
1000 |
FORMAÇÃO ESPECÍFICA |
|
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA |
Infra e Superestrutura de Estradas |
80 |
Higiene e Segurança no Trabalho |
80 |
Planejamento e Mobilidade Urbana |
80 |
Pontes e Estruturas Especiais |
80 |
Patologia das Construções |
80 |
Concreto Armado I |
80 |
Concreto Armado II |
80 |
Administração, Gerenciamento e Custos da Construção Civil |
40 |
Técnicas Construtivas |
80 |
Gerenciamento e Resíduos Sólidos |
40 |
Projeto Integrador Multidisciplinar |
80 |
Alvenaria Estrutural |
80 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
840 |