Avaliações
Sistema de Avaliação do Aprendizado do Discente
A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e a assiduidade.
- Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.
- Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, é considerado aprovado o acadêmico que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, adquiridos pela soma das notas distribuídas nas avaliações e outras atividades, durante o semestre.
- Em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:
- VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.
- OAT - Outras Atividades – obtidas por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitando o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.
- VSC – Verificação de 2ª Chamada - avaliação escrita ou de habilidades (de acordo com a natureza do componente curricular) com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destina a substituir apenas uma (01) das VAs perdidas por ele.
- VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 70 pontos e igual ou maior que 50.
Reiteramos a atenção para as seguintes colocações:
- A VSC – Verificação de 2ª Chamada – será de conteúdo cumulativo e ofertada ao aluno que ao requerer, apenas uma vez, ou seja, substituirá apenas uma (01) das VAs perdidas por ele.
- A solicitação da 2ª chamada deverá ser feita conforme datas previstas no Calendário Acadêmico, logo após o ciclo de cada prova, através de requerimento a Central de Atendimento das unidades.
- VF – Verificação Final – essa avaliação ocorrerá em data prevista no Calendário de Acadêmico e terá as seguintes características:
- A prova será elaborada com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo;
- Será ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 70 pontos e igual ou maior que 50;
- A nota final para a aprovação deverá ser igual ou maior que 70 pontos, mediante média aritmética realizada.
Prova de Segunda Chamada
O acadêmico que não comparecer as avaliações realizadas no semestre poderá requerer a 2ª oportunidade de apenas 01 VA. O requerimento para VA de 2ª Chamada deverá ser preenchido na Central de Atendimento de forma coesa e devem ser requeridos no período estipulado pelo calendário acadêmico, além de conter justificativa/declaração plausível.
A coordenação do curso, após análise, fará a concessão dessa oportunidade, ou não, de acordo com os motivos e registros comprobatórios apresentados.
As avaliações serão aplicadas pelo professor da disciplina ou outro profissional da IES, em dia e horário definidos pelas coordenações de curso, respeitadas as previsões do calendário acadêmico.
O acadêmico pode solicitar apenas 1 (uma) VA por disciplina. Em caso de perda de mais de uma prova, a solicitação válida é aquela que primeiro foi solicitada junto a Central de Atendimento.